Ti Para Pequenas E Médias Empresas

 
 
 
           
            A justificativa para se investir em Tecnologia da Informação voltada para Médias e pequenas Empresas, é aumentar a competitividade e participação do comércio local. É interessante que o Estado invista, pois se refere de forma direta ou indireta para o desenvolvimento regional, uma vez que o desenvolvimento está atrelado á informática, modernização como forma de progresso e globalização.
Aumentar a competitividade através da tecnologia da informação é de relevância para a aplicação nas médias e pequenas empresas e se faz necessário para proporcionar o enxugamento da empresa, eliminando excesso de arquivos. Além de inserir a empresa no contexto digital, o que aumenta sua possibilidade de crescimento e aumento das oportunidades de emprego.
De acordo com a relevância econômica que a TI proporciona, é necessário que governo e iniciativa privada, incentivem Micro e Pequenas Empresas para a inclusão digital. Diminuindo as distancias regional, diagnosticadas através de pesquisas que demonstram as diferenças entre Estados, tanto no nível de informatização, quanto de articulação, através da TI.
            Independente de possuírem ou não microcomputadores, 54 % dos empresários de MPEs paulistas, afirmaram possuir acesso á internet, e 34 % no Rio Grande do Norte, estão bem abaixo de informatização das MPEs desse Estado. Fonte: SEBRAE
            Para as pequenas e médias empresas, é essencial a inserção no contexto atual de informatização, como a integração de sistemas para operações de logística, o que representa economia de escalas e a possibilidade de realizar novos negócios.
            A questão para implantação de TI nas empresas pequenas e médias busca melhorar processos internos, reduzindo custos; e inovação para produzir com maior qualidade, com objetivos de exportação e lucratividade.

Segurança da Informação


          É necessário conscientizar a empresa sobre os riscos da informatização em decorrência dos riscos que podem trazer para os sistemas de informatização. Esses riscos podem acarretar prejuízos para os clientes e empresas, são consequências inerentes ao aspecto financeiro e de Marketing, financeiro, pois os clientes podem ser atacados através de seus logs, que é o ataque mais comum, e assim terem seus dados clonados, configurando prejuízo financeiro e jurídico.
            Para as empresas o risco também é latente, independente do porte da empresa e dos negócios executados, as empresas precisam garantir a segurança de seus dados financeiros, de suas decisões estratégicas, e mercadológicas.
            Entre as possibilidades de enfraquecimento da segurança, estão o fato  do armazenamento de informações por parte de meio eletrônico,90% das informações das empresas estão em formato eletrônico, e devem estar até para aumentar a eficiência e de certa forma a segurança dos dados.
            Outro vazamento de segurança é o uso de senhas, nas empresas muitas vezes, não existe este cuidado e as senhas, são facilmente descobertas pelos hackers. Outra vulnerabilidade são os sistemas de backup, é necessário que as empresas façam backup constantemente, para evitar que  eventualidades ocasionem perdas de dados, porem esses backups devem ser revisados, pois muitos dados podem vir a ser replicados, pondo em risco a continuidade de negócios.