endomarketing

Endomarketing
Envolver a empresa como um todo em projetos de relevância e fundamental interesse, como por exemplo, um programa de informações sobre o lançamento de novos produtos e serviços. Conscientização acerca de novos processos, jornal interno.
Todas essas ações são necessárias para reafirmar a missão, visão e objetivos da empresa. A empresa moderna visa atrair e reter talentos, por isso a importância de conquistar o cliente interno, por isso as campanhas devem ser claras, informativas, com foco, características essas que devem constar nas promoções.
Um exemplo:



https://sites.google.com/site/planodenegociosconsult/home/endomarketing



Identidade visual
Marketing externo e Endomarketing

         A identidade visual é um sinônimo de comunicação da empresa com os clientes através de imagem, imagem que descreve exatamente o que a empresa quer representar, se força, se leveza, se diversão, se natureza, etc.
         É mais do que se expressar pela embalagem, a mensagem deve representar o desejo da empresa de se fazer vista e dos consumidores atingirem seus objetivos, através dos produtos, quando estampada o desenho gráfico em qualquer local ,folder, embalagem, outdoor, merchandising, etc.
         A mensagem deve ser forte e vinculada ao que se quer oferecer.
Tendo um respaldo mais profundo à identidade visual, ela expressa o que a empresa representa, em termos do que ela oferecer e até sua missão institucional, podendo vir escrito o início de sua missão, visão e objetivos.
         A padronização é um caminho para que haja tanto uma identidade quanto um mecanismo para memorizar a marca, a empresa, importante é que o padrão seja integrado em todas as unidades, e que ao mesmo tempo haja liberdade de criação.
         Para uma melhor composição da identidade visual devem ser lembrados conceitos básicos como cores, estilos que marcam e ao mesmo tempo não agridem a visão e seja limpo, ou seja, deve ser proporcional, claro, sem muita informação e transmitir a ideia principal.
         Veremos agora um exemplo de identidade visual de uma empresa que presta vários serviços, a informação foi passada, porém sem poluição visual.